Robson Fernando de Souza - blogueiro, escritor e revisor vegano e autista

Prazer, eu sou Robson Fernando Barbosa Monteiro de Souza. Nasci em 17/02/1987, sou vegetariano desde 24/08/2007 e vegano desde 13/07/2008. 

Escrevo artigos de opinião e conscientização desde setembro de 2007, sou blogueiro desde 2008.

Me graduei em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFPE no semestre letivo de 2008.2, e em Licenciatura em Ciências Sociais em 2016.1. Para mais informações sobre a minha experiência universitária e profissional, confira o meu Currículo Lattes e meu perfil no LinkedIn.

Meu trabalho

Sou blogueiro, escritor de livros, vendedor de livros afiliados e revisor e formatador de trabalhos acadêmicos. Meus trabalhos atuais (blogs ativos e livros à venda) são os seguintes:

Além disso, realizo vendas afiliadas de livros disponíveis na Amazon sobre veganismo, Ética Animal, nutrição veg(etari)ana e receitas veganas.

Meus trabalhos passados foram esses:

Dei palestras em algumas ocasiões entre 2012 e 2020:

Minhas deficiências

Sou autista de nível 1 de suporte (antiga denominação aspie), tendo me descoberto e me assumido autista publicamente em 2017 e recebido o diagnóstico e laudo em dezembro de 2019.

Também tenho, coexistentes com o autismo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), diagnosticado oficialmente em outubro de 2022, e superdotação/altas habilidades, diagnosticada ainda na primeira infância.

Minhas outras condições coexistentes são Síndrome de Tourette (sob controle mediante medicação), possível Síndrome do Atraso da Fase do Sono (que suspeito decorrer da dificuldade de manter a higiene do sono) e depressão (sob controle mediante medicação).

Sendo autista, eu me enquadro na categoria de pessoa com deficiência.

Por diversos motivos, meu currículo e minha experiência profissional assalariada são fracos perante o mercado de trabalho. Entre eles, estão a rigidez cognitiva, que torna minha vocação profissional restrita a áreas de difícil empregabilidade; a dificuldade de ler livros e assistir a aulas decorrente do TDAH; as dificuldades de socialização e de compreensão de regras organizacionais implícitas e o capacitismo estrutural das universidades e do mercado de trabalho contra neurodivergentes.

Além disso, por causa das minhas dificuldades no que tange à socialização, à conexão emocional com pessoas de fora do meu círculo íntimo, à compreensão de regras sociais implícitas, à introversão e às interações nas redes sociais, tenho dificuldade de expandir meu carisma e notoriedade, e meu número de seguidores cresce mais lentamente do que os influenciadores veganos neurotípicos que fazem sucesso.

Como me apoiar

Se você já conhece o meu trabalho, gosta do conteúdo e da forma como eu escrevo e é grato por algum benefício que minha escrita tenha lhe porporcionado, você pode apoiar o que eu faço de diversas maneiras - das quais você pode escolher uma ou mais: